INFORMES E ATUALIZAÇÕES


terça-feira, 5 de março de 2013


Boletim DEB nº 01/2013 – Compartilhando ideias

                                                                                                    
A mudança não é trabalho exclusivo de alguns homens, mas dos homens que escolhem."(Freire,1979, p. 52)

Caros coordenadores, professores e bolsistas envolvidos com o Parfor, Pibid, Prodocência, Novos Talentos, LIFE, Obeduc e Projetos Especiais.
Este é um ano particularmente desafiador para todos nós, educadores. Entre outubro e novembro acontecerão as provas do SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. As provas, de Português e Matemática, serão aplicadas a todos os alunos do 5º e 9º do Ensino Fundamental e aos do 3º ano do Ensino Médio. As pontuações do SAEB compõem o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. (Conheça as matrizes curriculares do SAEB veja: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf )
O domínio da língua materna e da Matemática é a base para a compreensão das outras disciplinas, é necessário ao sucesso escolar, à vida profissional e à inserção plena, criativa e crítica na sociedade tecnologicamente avançada em que vivemos. Por isso, as duas disciplinas são avaliadas não só no SAEB, mas no PISA - Programme for International Student Assessment, (Para conhecer mais sobre o PISA, veja: http://portal.inep.gov.br/grupo-ibero-americano-do-pisa ).
As avaliações do PISA acontecem a cada três anos, para jovens de 15 anos, e abrangem três áreas do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências. A cada edição do programa, há uma ênfase maior em cada uma dessas áreas. Em 2009 iniciou-se um novo ciclo e a ênfase recaiu sobre o domínio de Leitura; em 2012 a ênfase foi Matemática e em 2015, será em Ciências. (O INEP estuda incluir Ciências também no SAEB.)
Todos nós conhecemos os indicadores incrivelmente frágeis do IDEB. Mas ainda poucos conhecem experiências exitosas de Minas Gerais e de Sobral, no Ceará, que conseguiram, com determinação política, competência técnica e compromisso educacional, reverter indicadores, ultrapassando inclusive metas previstas para 2022. Várias escolas isoladamente, com a determinação cidadã e força pedagógica de seus diretores e professores, também alcançaram resultados equivalentes.
A ação dos gestores, dos professores e do corpo técnico-administrativo dessas escolas e redes lembra bem o que disse Paulo Freire em seu livro Educação e Mudança: “O fatalismo diante da realidade, característico da percepção distorcida, cede lugar à esperança. Uma esperança que move os homens para a transformação.” (1979, p. 51).
A DEB convida a todos os coordenadores, professores e bolsistas de iniciação envolvidos com seus programas a “um esforço apaixonado e corajoso de transformação da realidade” (Freire, 1979, p. 51). E, mesmo que os alunos não sejam foco do SAEB em 2013, mesmo que a área ou disciplina de atuação docente não seja Matemática ou Língua Portuguesa, vamos investir na sua aprendizagem. Afinal, raciocínio lógico, leitura e produção de textos são necessários a TODAS as disciplinas.
Onde houver Parfor, Pibid, Novos Talentos, Prodocência, Observatório da Educação, LIFE, Projetos Especiais e outros programas comprometidos comqualidade e equidade da educação, vamos olhar a realidade da escola pública e dos currículos de formação de professores. A partir desse olhar, convidamos a que desenhem estratégias pedagógicas concretas e competentes, unam esforços e criatividade e trabalhar com os alunos, tendo a verdadeira preocupação não em relação a um número que vai compor um índice, mas no DIREITO DE APRENDER de cada futuro professor, criança e jovem sob nossa responsabilidade.

A equipe DEB está aberta ao diálogo. Um abraço amigo.

Carmen Moreira de Castro Neves, diretora.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Capes abre pré-inscrições para 30 mil vagas de formação inicial presencial de professores da rede pública
Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes   
Quinta, 07 de Fevereiro de 2013 13:39
As pré-inscrições para concorrer às vagas dos cursos de licenciatura, na modalidade presencial do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) poderão ser realizadas no período de 11 de fevereiro de 2013 a 18 de março 2013. Os cursos ofertados por instituições de educação superior são inteiramente gratuitos.
Podem se pré-inscrever professores que estejam exercendo a docência na rede pública de educação básica.
Serão ofertadas aproximadamente 30 mil vagas pelas instituições de ensino superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para saber os dados da oferta para 2013 e fazer as pré-inscrições, acesse a Plataforma Freire no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br.
Na modalidade presencial, o Parfor oferece turmas especiais em cursos de:
• Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação queiram realizar o curso na disciplina em que atuam em sala de aula e para a qual tem graduação;
• Segunda Licenciatura – para docentes em exercício há pelo menos 3 anos na rede pública da educação básica que atuam em área distinta da sua formação inicial;
• Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica;
A comprovação do exercício da docência é verificada no ato da pré-inscrição, assim os professores, para realizarem suas pré-inscrições, devem estar cadastrados no Educacenso na função "Docente" ou "Tradutor Intérprete de Libras".
As pré-inscrições deverão ser validadas na Plataforma Freire pelas Secretarias de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor estiver vinculado no período de 19 de março de 2013 a 15 de abril de 2013.
É importante ressaltar que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento as regras do programa para a formação das turmas.
Em caso de dúvidas ligar para 0800 616161, opção 7, ou entre em contato por meio do Fale Conosco, opção Educação Básica/Plataforma Freire.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Luto Pelos Universitários de Santa Maria.


                       
                    Santa Maria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Com 261.027 habitantes, segundo o censo IBGE/2010, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região.
                  Santa Maria é considerada cidade universitária graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criada por José Mariano da Rocha Filho.
                     " O Brasil inteiro esta triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria.   Nesse momento difícil,  expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vitimas e a toda a população da cidade, mas em especial aos pais e mães por essas perdas irreparáveis".



                   O incêndio ocorrido na madrugada deste domingo em Santa Maria foi o 2º maior incêndio ocorrido no Brasil, com mais de 230 mortos. No ranking das tragédias, o pior já ocorrido foi em Niterói (RJ), registrado em 17 de dezembro de 1961, quando um circo pegou fogo com mais de 3 mil espectadores assistindo ao espetáculo. Morreram 503 pessoas.

                                                                                                                                  Foto: Agência RBS/AP
                                  Jovens quebram a parede da fachada da boate para tentar salvar vítimas


                                     A universidade divulgou uma nota sobre a tragédia:

                "A Reitoria, em nome de toda a comunidade acadêmica da UFSM, torna pública a sua profunda tristeza, solidarizando-se com os familiares das vítimas neste momento de dor. Sentimos muito que, em meio a um momento de festa, a tranquilidade de pais, irmãos e amigos seja interrompida pela notícia de uma fatalidade dessa dimensão”. ( fonte:  http://noticias.r7.com)


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário